
Para destacar-se no mercado de trabalho não é tão fácil quanto parece, é preciso muito autoconhecimento, saber ouvir e estar disposto a mudanças.
E aí, como você está se saindo?
Dicas de pessoas experientes são sempre bem-vindas para que possamos fazer de cada palavra nos dita, uma oportunidade de melhora. Hoje o #FocoNaCarreira é com a Fernanda Lacerda, da Gestão de Talentos da empresa MK Solutions. Veja o que ela tem a nos dizer:
Quais as boas práticas para perder a timidez numa entrevista de emprego? O que você espera do entrevistado?
Fernanda: A primeira dica é saber que a pessoa que está entrevistando também quer acertar na contratação. Não é só o entrevistado que quer ser contratado, a empresa também está preocupada em acertar o candidato certo para a vaga. Por isso, quanto mais você conseguir se desinibir, conversar e se mostrar sem medo de julgamentos, mais facilmente o recrutador vai identificar as suas características. Também é importante saber que não existe certo ou errado, você deve ser você mesmo. Não é raro eu entrevistar um candidato para uma vaga e perceber que o jeitinho dessa pessoa é ideal para outra vaga. Inclusive, uma das nossas últimas contratações a pessoa se candidatou para a vaga de um setor e ingressou na empresa em outro.
Qual a importância do autoconhecimento para alguém se dar bem em um emprego?
Fernanda: O autoconhecimento é fundamental para se dar bem em um emprego. Quanto mais você se conhece, mais consegue identificar em que atividades se adaptaria melhor e em quais atividades não se adaptaria tão facilmente. Por exemplo: quem gosta muito de conversar, estar em contato com pessoas, teria mais dificuldade em trabalhar isoladamente ou fazer atividades que necessitem de muita concentração. Quando você se conhece e sabe quais são as suas melhores qualidades, você passa a se candidatar a vagas cujas atividades você faz com mais facilidade, e por isso, faz melhor.
O que você espera do funcionário recém contratado pela empresa?
Fernanda: Eu espero que o funcionário recém contratado se dedique em aprender mais sobre a atividade que vai exercer, que seja proativo em ajudar outros colegas. Que seja disponível e flexível em realizar atividades que inicialmente não estavam previstas. Que seja cordial com todos e que se alguma coisa está o deixando desconfortável, fale, converse. A adaptação a um novo emprego não é imediata e por isso é necessário conversar para alinhar expectativas e melhorar o dia a dia. Muitas vezes não falamos o que está nos incomodando e acabamos desistindo. A desistência não é legal nem para o currículo do profissional, nem para a empresa que investiu na contratação.
Qual a postura que você acha inadequada para um funcionário?
Fernanda: Quando falamos em postura inadequada, falamos em atitudes que são indesejáveis: como falta de respeito, fofoca, reclamações constantes, atrasos, brigas com colegas. Segundo diversos estudos da área de gestão de pessoas, 90% dos desligamentos feitos pelas empresas acontecem devido ao mau comportamento do profissional. Para se ter certeza de que está fazendo o certo, uma dica é questionar-se todos os dias após o expediente se você está com a sensação de dever cumprido, se tem orgulho do que fez. Esse orgulho deve ser não só da produção do dia, mas também de gentilezas com colegas, cooperação, ajuda, ensinamentos. Quando ao final do dia a sensação não é agradável, deve-se questionar “o que posso fazer amanhã para que essa sensação não se repita?”
O esforço conta mais do que “acertar de primeira?”
Fernanda: Com certeza o que vale é o esforço. Nem sempre acertamos de primeira as atividades que estamos começando a fazer, mas o esforço e a dedicação em realizar a tarefa, a humildade em pedir ajuda e a vontade de resolver algum problema se destacam. Nada adianta acertar de primeira e se posicionar de maneira inadequada.
Entre os seus anos de experiência na área de Gestão de Pessoas, alguma ação de um funcionário lhe impactou positivamente a ponto de você não esquecer? Pode nos contar?
Fernanda: O que me dá mais orgulho é ver o desenvolvimento e esforço das pessoas em ser cada dia melhores. Toda semana tenho exemplos de boas atitudes que deveriam ser divulgadas para o mundo para inspirarem a todos. As que mais me marcam são aquelas atitudes que ficamos sabendo quando os clientes elogiam o atendimento de profissionais que estão iniciando na empresa. Eu me orgulho porque quando isso acontece, quer dizer que mesmo sem ter tanto conhecimento, o profissional se dedicou tanto ao seu trabalho, que supriu a falta de conhecimento. Isso é inspirador!
Se você pudesse dar uma dica para o jovem que pensa em entrar no mercado de trabalho agora… Qual seria?
Fernanda: 1) Estude! Nunca pare de estudar! O conhecimento é teu e sempre vai andar contigo! O crescimento profissional vem muito com a experiência, mas as oportunidades muitas vezes vêm da dedicação ao estudar.
2) Leia, leia muito! A leitura ajuda a desenvolver a habilidade de interpretação de texto, que ajuda na solução de problemas. Também ajuda a escrever melhor, a se expressar melhor, a se posicionar melhor, a ter novas ideias, a te motivar.
3) Participe de atividades extracurriculares. Faça trabalhos voluntários, ajude alguém sem esperar nada em troca. Não é só o que consta na carteira de trabalho que importa, quem você é e o que faz e não está registrado em documentos também compõe a tua história.
Legal, né?
A MK é uma empresa de tecnologia, líder de mercado de software para provedores de internet no Brasil. Fundada em 2008, a sede é em Santa Cruz do Sul, mas possui clientes em todos os estados do país. Atualmente, possuem um time de 80 colaboradores, que faz a organização ser referência e ajuda a reforçar a missão que é Contribuir para o crescimento de seus clientes, oferecendo softwares que atendam integralmente suas necessidades com um atendimento humano e eficiente.
Para que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa, a área de gestão de pessoas contribui se aproximando dos colaboradores, apoiando no desenvolvimento individual através de conversas, de treinamentos, de integrações. A empresa também investe em treinamentos externos e internos. Entendem e incentivam que todos os profissionais tenham seus objetivos, sonhos e propósitos, pois a MK acredita que só assim conseguem o engajamento de todos, que é tão necessário para continuarem sendo referência no mercado de atuação!
Gostou? Se sente preparado? Fica de olho na empresa, manda teu currículo para a MK Solutions e boa sorte!
Se ainda não, aproveita as dicas da Fernanda e treine a sua desenvoltura!