Você já parou para pensar qual é a diferença entre trabalho e emprego? Apesar dessas duas palavras serem utilizadas para designar ofício, apresentam aspectos práticos distintos. Enquanto o trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, o emprego designa basicamente uma forma de adquirir renda.
Compreender a diferença entre trabalho e emprego pode ajudar em sua vida profissional
O trabalho tem relação direta com o estilo de vida do indivíduo, em quem ele é ou deseja se tornar. Está pautado em projetos, metas, objetivos e sonhos. Trabalho vai além da necessidade financeira, trata-se de um caminho para a realização.
Já o emprego é uma atividade alienada em que o profissional atua por mera necessidade financeira, distante de algum tipo de apreciação. Todos nós já passamos por essa experiência, seja pelo fato de ser a primeira colocação no mercado, ou por ainda não ter descoberto a própria paixão, o que verdadeiramente está conectado com suas motivações e convicções mais autênticas.
Quando a sua busca é somente pela estabilidade financeira, então você tem um emprego. Nesse caso, a chance de acabar infeliz realizando tarefas que não trazem satisfação pessoal e profissional é muito grande. O resultado é estagnação na sua carreira e até mesmo em sua vida.
Já quando você tem um trabalho esse cenário muda totalmente. Bem como já dizia Max Weber “o trabalho enobrece o homem”, o que ressalta a diferença entre trabalho e emprego. Nessa perspectiva, a atuação profissional está atrelada à existência do indivíduo, mais profundamente falando, à construção do seu legado. Por isso é determinante para a plenitude do indivíduo, visto que é uma forma dele se autoconhecer, para identificar e esclarecer o sentido de sua vida.
Você deve estar se perguntando o que essa designação pode mudar em sua vida, não é mesmo? Mas conhecer a tênue diferença entre trabalho e emprego e refletir qual dos dois você está exercendo em sua vida é fundamental para verificar se o seu ofício está contribuindo para enobrecer ou empobrecer sua existência. Se levarmos em conta que a aposentadoria somente acontece por volta dos 65 anos e que um expediente de trabalho tem duração de oito horas, então não é exagero dizer que passamos grande parte da vida trabalhando e que essa atividade ocupa o centro de nossa vida.
Passar grande parte do seu tempo em um emprego com uma rotina cruel, transforma a sua vida em pobre, monótona e entediante. Diante disso, a insatisfação com a vida profissional fica evidente e afeta a própria existência. As pessoas que experimentam essa situação vivem angustiadas, o que pode explicar muitos profissionais bem-sucedidos financeiramente, mas que cultivam uma vontade grande de abandonar tudo e ir morar em outro lugar.
Analisar o que aquilo que você faz representa em sua vida é necessário para ter mais bem-estar. Como não dá para mudar a duração da jornada de trabalho, você deve repensar a sua relação com o ofício que exerce. Levantarse para exercer suas atividades todos os dias deve ser realizado objetivando crescimento em sua carreira e na sua vida como um todo. Para isso, fazer com que essa atividade realmente valha a pena, no sentido de garantir mais do que somente benefícios tangíveis, mas principalmente os intangíveis.
E aí, você tem um trabalho ou um emprego?
Nem sempre é fácil identificar a diferença entre trabalho e emprego. Geralmente, como disse anteriormente, o primeiro está relacionado à procura por sua verdadeira vocação, enquanto o segundo designa uma fonte por meio da qual é possível satisfazer as suas necessidades básicas.
Grande parte dos profissionais percebe essa diferença conforme avança pela sua carreira e começa a se sentir entediado por desempenhar sempre as mesmas funções, além de não ter estímulos para sair do “feijão com arroz” e é recompensado apenas por fazer o básico. Como resultado, a frustração é inevitável e afeta todos os setores da vida.
Por outro lado, o trabalho contribui para alcançar a revolução pessoal na medida em que você precisa identificar as suas habilidades para utilizá-las como principais ferramentas de seu ofício. Nesse sentido, você é remunerado pelo que é e pelo que sente prazer em fazer.
Por isso, se você tem um emprego é bom pensar em mudar para um trabalho. Isso não quer dizer que precise trocar literalmente de cargo ou empresa. Pelo menos não agora. Mas você deve analisar adequadamente a sua carreira para identificar as suas potencialidades e esboçar um planejamento para exercer sua verdadeira vocação. Para isso, identifique as suas potencialidades e dê um rumo correto a sua profissão, o que tornará mais fácil a tarefa de encontrar um trabalho que proporcione mais satisfação e realização.
Como transformar a sua relação com o trabalho
O trabalho preenche a nossa mente e tempo e nos faz crescer pessoalmente, além de proporcionar as condições financeiras para vivermos bem. É por meio dele que você cria os alicerces principais para realizar seus projetos. Para conquistá-lo, você deve transformar a visão em relação ao ofício. Essa tarefa exige algumas reflexões e avaliações sobre sua vida profissional, o que inclui mudanças de atitudes e análises de melhores possibilidades. Entre elas, três passos são fundamentais para isso.
Humanização
Primeiramente, compreenda que você não é uma máquina, e sim um ser humano, que precisa ter suas necessidades básicas preenchidas. Além de desempenhar suas tarefas com excelência, atingir metas e gerar resultados, você também precisa se sentir parte importante da corporação, ser respeitado pelos colegas de trabalho e ser reconhecido por seu líder. Essas são três questões fundamentais que te auxiliam a identificar seu valor profissional e seu posicionamento na carreira.
Foco no resultado e não tarefa
Exercite sua visão sistêmica a respeito da empresa em que faz parte, seja mais ativo e participativo. Compreenda como o sistema organizacional funciona de maneira geral, como os diversos departamentos e funções se integralizam em direção a um objetivo comum.
Não se limite a fazer apenas o que lhe é delegado, procure ir além do horizonte, seja mais analítico, provoque seu senso crítico e estimule sua criatividade. Essa é uma forma bastante efetiva para desenvolver soluções que possam agregar com o crescimento da empresa, e consequentemente, a evolução do seu trabalho.
Trabalhar com propósito
Qual a sua missão? Como você gostaria de ser lembrado? Se você não existisse mais, faria alguma falta? Essas são reflexões que te ajudam a identificar seu propósito de vida, a descobrir sua paixão e a compreender como o trabalho pode te ajudar nessa extraordinária experiência chamada vida.
Quando você tiver essas respostas internas claramente, sentirá que possui uma nova oportunidade de escrever a sua história, a cada amanhecer, a cada dia de trabalho realizado.
“Escolha um trabalho que você ame, e não terás que trabalhar um único dia em sua vida” – Confúcio.
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/diferenca-entre-trabalho-e-emprego/