A Foco Empreendedor em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas VRP) realizou, no último dia 17, o primeiro campeonato de Cubo Mágico na região. A ideia tem como um dos seus objetivos, o desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes. A competição envolveu alunos da Escola Municipal Duque de Caxias, que também receberam certificados da formatura do projeto Caminhos Profissionais – Jovem Empreendedor, desenvolvida e coordenada pela Foco Empreendedor, com financiamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, através de recursos do Imposto de Renda destinado por contribuintes.
Segundo a presidente da Foco, Áurea Binz, a ideia surgiu de uma experiência familiar, a partir do interesse de uma das netas em buscar conhecimento na área de forma autodidata e colocar em execução. A experiência fez com que o uso do celular e consequentemente das redes sociais diminuíssem. Foi aí que surgiu a ideia de implementar nas escolas em formato de projeto. “Fizemos um levantamento e esta competição de Cubo Mágico não existe aqui na região e que isto poderia ser uma inovação. Ao lado do Sindilojas-VRP decidimos unir este projeto ao Caminhos Profissionais, que já ocorreu em parceria com a entidade”, destaca.
O evento foi realizado no Gauten Santa Cruz do Sul (Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul) e contou com a participação, de diversas autoridades, alunos, professores e parceiros.
Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir o palestrante Jonathan Borges, sócio-proprietário do Clube de Mídia de Santa Cruz do Sul, que falou sobre sua trajetória como empreendedor, desafios e conquistas.